sábado, 17 de outubro de 2015

Menos Julgamento e Mais Aprendizagem

"A função do historiador é analisar a história ao invés de julgá-la".


De fato, isso é uma boa dica para quem estuda ou gosta de história, sociologia e outras ciências humanas. Algo que percebo entre muitos religiosos das mais variadas vertentes é o ato de julgar outra religião. Antes que venham me falar dos SUDs, sim há muitos que fazem isso. Mas, há vários de outras religiões que fazem o mesmo. O que me deixa intrigado é críticas ao passado SUD como por exemplo poligamia. Sim houve, mas e o passado de outras principalmente da sua?
É como um etnocentrismo misturado com fundamentalismo e xenofobia. Poderia citar exemplos de líderes protestantes que erraram feio em sua mas, pra quê? O que isso traria de vantagem em si? Ao analisar ao invés de julgar há um aprendizado e crescimento maior. Dois exemplos de João Calvino: -Ensinou que o trabalho é um dom de Deus do qual o homem pode crescer e algo importante para sua salvação.
O sociólogo Max Weber em seu clássico "A Ética Protestante e o 'Espírito' do Capitalismo" explica o que isso afetou na revolução industrial. mesmo sendo filho de uma calvinista fervorosa e de um pai empresário bem-sucedido escreveu seus estudos imparcialmente. -Também acreditava na tese da predestinação que o filósofo cristão Santo Agostinho "criou" ou pelo menos popularizou.
Cristãos reformados creem que o Senhor já traçou o destino de cada pessoa e que isso jamais mudará. A única coisa que pode acontecer é ela ter um sinal divino onde confirmaria sua eleição ao reino dos céus. Não creio que o homem é um ser que já tem seu destino traçado mas, que é determinante com escolhas e consequências que não estão planejadas. Apesar de que o Senhor já sabe em qual situação estaremos. Nem por isso critico quem acredita na predestinação e deixe de gostar de ensinamentos vindos desse importante propagador da fé cristã.
Há muitas ideias interessantes e diferentes vindas de outras religiões que quando pararmos de ver como simples APOSTASIA ou HERESIA, mas como ideias diferentes para serem analisadas e talvez aprender algo, sim estaremos no caminho da racionalidade e fim do fundamentalismo. Para Reflexão:
"Todos os homens compartilham da herança de uma luz divina. Deus opera entre seus filhos em todas as nações, e aqueles que buscam a Deus lhe são permitidos mais luz e conhecimento, independente de sua raça, nacionalidade ou tradições culturais".-Elder Howard W. Hunter[1] "Deus usa mais de uma pessoa para a que seja cumprida sua grande e maravilhosa obra. Os Santos dos Últimos Dias não podem fazê-lo sozinho. É muito amplo, muito árduo para qualquer um. … Nós não temos nada contra os Gentios. Eles são nossos parceiros sob certo aspecto".-Elder Orson F. Whitney[2] "Os grande líderes religiosos do mundo como Maomé, Confúcio e os Reformadores, assim como os filósofos incluindo Sócrates, Platão e outros, receberam uma porção da luz de Deus. Princípios morais foram dados a eles por Deus para iluminar nações inteiras e trazê-las a um nível maior de entendimento como indivíduos. … Nós cremos que Deus deu e dará a todas as pessoas conhecimento suficiente para ajudá-las em seus próprios caminhos a eterna salvação".-Elder James E. Faust[3] Mais informações: Uma análise SUD sobre o islamismo e Maomé Referências: [1] "The Gospel-A Global Faith", Ensign, Nov 1991, p. 18 . [2] Conference Report, April 1928, p. 59 [3] "Communion with the Holy Spirit", Ensign, May 1980, p. 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário