quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Mórmons e o Comunismo


Fidel Castro e Ernesto Che Guevara, líderes comunistas da Revolução Cubana

O comunismo é temido pelo cristianismo. Muitos mórmons são conservadores e contra qualquer socialismo. Na história mórmon o socialismo foi uma benção e maldição. Hoje em dia não sabemos por pronunciamentos de autoridades gerais.  Apesar do primeiro ser de livre-escolha o segundo obrigatório, no frigir dos ovos os dois são praticamente a mesma coisa. 


Contexto histórico:

1-Lei da Consagração:

O Presidente Joseph Smith Jr. recebeu uma revelação encontrada em Doutrina & Convênios Seção 51, sobre o mandamento dos membros consagrarem seus bens para o benefício de todos. Nos versículos 8 ao 15 lemos as seguintes instruções:

"E quanto ao dinheiro deixado para este povo: Que se designe um agente para este povo a fim de, com o dinheiro, prover alimento e vestuário, segundo as necessidades deste povo.


E que todo homem negocie honestamente e seja igual entre este povo e receba igualmente, para que sejais um, assim como vos ordenei.

 E que aquilo que pertencer a este povo não seja dele tirado e dado ao de outra igreja.

Portanto, se outra igreja receber dinheiro desta igreja, deverá pagar-lhe conforme o que combinarem;

E isto será feito por intermédio do bispo ou do agente, que será designado pela voz da igreja.

E também, que o bispo designe um armazém para esta igreja; e que todas as coisas, tanto em dinheiro como em mantimentos, que ultrapassem as necessidades deste povo, conservem-se nas mãos do bispo.

E que ele também reserve o necessário para suas próprias necessidades e para as necessidades de sua família, já que estará tratando deste negócio.

E assim concedo a este povo o privilégio de organizar-se de acordo com minhas leis".[ênfase nossa]

Essa lei era para ser vivida e todos serem considerados iguais. Claro que dependendo do tamanho da família a porção dividida era diferente. De fato, pode parecer que era um mandamento comum e que obedecia se quisesse, porém, não era assim. Antes dessa instrução nos versículos 2 ao 5, é dada uma que mostra o ideário comunista da lei da consagração.

"Porque é necessário que sejam organizados de acordo com minhas leis; caso contrário, serão cortados.

Portanto, que meu servo Edward Partridge e aqueles que ele escolheu, com os quais me comprazo, designem a este povo suas porções, igualmente a cada homem, de acordo com sua família e de acordo com suas condições e suas carências e necessidades.

E que meu servo Edward Partridge, quando designar a um homem sua porção, dê-lhe um documento que lhe assegure sua porção, para que a conserve, sim, esse direito e essa herança na igreja, até que transgrida e não seja considerado digno de pertencer a ela, pela voz da igreja, de acordo com as leis e os convênios da igreja.

E se transgredir e não for considerado digno de pertencer à igreja, não terá poder para reclamar a porção que consagrou ao bispo para os pobres e necessitados da igreja; portanto, ele não conservará a dádiva, mas terá direito somente à porção que tenha recebido por documento".[ênfase nossa]

A lei da consagração mesmo com a organização da Ordem Unida fracassou. Essa lei que deveria ser vivida pelos membros foi substituída pela lei do dízimo. Antes o mesmo não era enfatizado e somente em 1899 o Presidente Snow recebeu a revelação que os membros deveriam seguir esse mandamento. Apesar de SUDs viverem ele, há uma crença que um dia voltar essa lei considerada maior.

Ezra Taft Benson em 12 de abril de 1977 deu um discurso na Universidade Brigham Young contra o sistema econômico e discordou da lei da consagração ser o mesmo que comunismo:

"Tem sido erroneamente concluído por alguns que a ordem unida é tanto comunitária como comunista em teoria e prática porque as revelações falam de igualdade. Igualdade sob a ordem unida não é um nível social e econômico como defendido por alguns hoje em dia. Igualdade, como descrita pelo Senhor, é igualdade "de acordo com sua família, e de acordo com suas condições e sua carências e necessidades." (D&C 51:3)

É a Ordem Unida um sistema comunitário? Enfaticamente não. Ele nunca foi e nunca será. É “intensamente individualista.” Será que a ordem unida pode eliminar a posse privada da propriedade? Não. “O princípio fundamental deste sistema [é] a posse privada da propriedade” (J. Reuben Clark , Jr., Conference Report, outubro de 1942, p. 57)". 


Presidente Ezra Taft Benson,
Republicano, conservador, anti-comunista e um exímio patriota.

Sobre Benson e suas declarações anti-comunistas posteriormente será abordado no texto.


2-Programa de Bem-Estar da Igreja


Em 1936 a Primeira Presidência (Presidente Heber J Grant, J. Reuben Clark Jr. e David O. McKay ) criam o Plano de Segurança da Igreja, atualmente chamado de Programa de Bem-Estar da Igreja. Esse programa ajuda membros que passam por necessidades financeiras. Porém, ao invés de apenas "dar o peixei" a visão é de "ensinar a pescar". Há certos procedimentos que ajudam a pessoa e sua família a saírem daquela situação.


3-Guerra Fria

A guerra fria aconteceu no período de 1945-1991 com o fim da União Soviética. Vários países aderiram ao comunismo se unindo a Rússia de Lênin e Stalin. Os Estados Unidos do presidente Harry Truman foi (e ainda é) contrário ao modelo econômico. Ele fortaleceu seu capitalismo e aconteceu uma guerra(sem batalhas) entre as duas potências militares. Apesar da Igreja como organização ser neutra politicamente, seus líderes no passado não o foram. Longe disso como bons patriotas ficaram a favor dos EUA durante esse período.

O Presidente David O. McKay assumiu em 1951. Ele
"A Cara do Mormonismo Moderno"
foi responsável por várias mudanças dentro da cultura SUD. Tornou popular a frase:
"Todo o
membro é um missionário". Além de Joseph Smith Jr. e John Taylor, foi o primeiro que quebrou uma longa sequência de profetas barbados. Um líder barbudo lembraria os pioneiros polígamos do velho oeste que durante 38 anos lutaram contra o governo federal em favor de sua sonhada República Mórmon. Outro detalhe foi não fazer alusão as barbas usadas por comunistas latino-americanos como, Che e Fidel.

Sobre o comunismo McKay disse que existia uma posição oficial da Igreja:

"A posição da Igreja sobre o tema do comunismo nunca mudou. Nós o consideramos a maior ameaça satânica à paz, prosperidade e à propagação da obra de Deus entre os homens, que existe na face da terra".-David O. McKay, Conference Report, April 1966, pp. 109–110

O presidente Ezra Taft Benson em sua vida muitas vezes esteve em meio a política. Durante a guerra fria criticou duramente o comunismo e socialismo. Em um discurso ensinou o seguinte:

"Comunismo introduzido no mundo é um substituto para a verdadeira religião. É uma falsificação do plano do evangelho. Os falsos profetas do comunismo previram uma sociedade utópica. Isto, eles proclamam, só será trazido com o capitalismo e a livre empresa sendo derrubados, a propriedade privada abolida, a família como uma unidade social eliminada, todas as classes abolidas, todos os governos derrubados, e uma propriedade comunal da propriedade em uma sociedade sem estado e sem classes estabelecida".-"Um Testemunho e um aviso", Conferência Geral de Outubro de 1979.[ênfase nossa]

Em outras oportunidades Benson não deixou de criticar e ensinar que mórmons jamais devem ser comunistas:


"Nós somos claramente justificados em afirmar que devemos considerar qualquer tentativa por parte dos comunistas para estender seu sistema em qualquer parte deste hemisfério como perigosa para a nossa paz e segurança".-Ezra Taft Benson, Conference Report, outubro de 1960, p. 104


"A ameaça do comunismo é muito real. A ameaça do socialismo é ainda mais real. O comunismo é mais do que um sistema econômico. É uma filosofia de vida, ateu e totalmente oposta a tudo o que nos é caro (…). Não é verdade que um Santo dos Últimos Dias pode ser um comunista ou um socialista, porque os princípios comunistas são contrários à palavra revelada de Deus (…)".-Ezra Taft Benson, BYU Speeches of the Year, 24 de maio de 1961, pp. 10-11[ênfase nossa]

4-Tempos Modernos

Após o fim da Guerra Fria em 1991 durante justamente a presidência de Ezra Taft Benson(1985-1994), suas declarações contrárias e de outros líderes cessaram. Hoje em dia não há críticas da atual liderança que em 2014 organizou a segunda unidade em Cuba mesmo sem obra missionária oficialmente. Cerca de 70% dos SUDs são filiados ou votam no Partido Republicano que é contra políticas sociais e programas assistenciais. Boa parte dos membros ainda tem como oficial os ensinamentos contrários ao socialismo.

Há porém um grupo que é voltado ao comunismo e até mesmo ao feminismo. Em 2012 o Republicano e mórmon Mitt Romney concorreu a Presidência dos EUA. Grande massa dos membros votaram nele por ser mórmon ou pelo seu partido. Longe disso alguns membros apoiaram Barack Obama em uma alusão talvez mesmo sem saber do ensinamento de Brigham Young.

Campanha mórmon em favor do Democrata Barack Obama

Como podemos analisar o comunismo já foi uma bênção e uma maldição,. Hoje não há algo formal entre os líderes sobre o assunto.

Reflexão: E para você? Esse sistema econômico é uma bênção ou maldição?

4 comentários:

  1. Eu considero uma maldição, uma vez que o comunismo prega a imoralidade, a destruição das famílias e da livre expressão e uso do livre´-arbítrio.

    ResponderExcluir
  2. sistema fundado por lúcifer padrão das combinações secretas como pode ser algo bom vindo de procedência
    do inimigo de Deus.

    ResponderExcluir
  3. A posição da Igreja sobre o tema do comunismo nunca mudou. Nós o consideramos a maior ameaça satânica à paz, prosperidade e à propagação da obra de Deus entre os homens, que existe na face da terra".-David O. McKay, Conference Report, April 1966, pp. 109–110, porém os membros tem livre arbítrio e nisso é preciso respeita´los desde que não seja com propósito de conspiração até que a verdade pelo espirito seja estabelecida por si mesmos., afinal, não são pessoas que se combate mas as idéias / pensamentos que se formaram nas mesmas de acordo com a influencia em seus ambientes e só por meio de pesquisa adulta e um envolvimento correto de coração dos princípios cristãos que a resposta será sentida.Nada se resolve com conflitos.

    ResponderExcluir